Início

 UMAS POUCAS PALAVRAS SOBRE MULTIPLICAÇÃO

 

Em matemática, a multiplicação é uma operação binária. Por que binária? Binária é um adjetivo que indica algo que tem duas unidades ou algo que é composto por dois elementos de informação. Sendo assim, a multiplicação é uma forma simples de se adicionar uma quantidade finita de números iguais. O resultado da multiplicação de dois números é chamado produto. Os números sendo multiplicados são chamados de coeficientes ou operandos, e individualmente de multiplicando e multiplicador.

PROPRIEDADES DA MULTIPLICAÇÃO

Na aritmética, a multiplicação apresenta as seguintes propriedades:

  • Comutatividade: A ordem dos fatores não altera o resultado da operação. Assim, se x. y = z, logo y. x = z. (5×4=20, logo 4×5=20)
  • Associatividade: O agrupamento dos fatores não altera o resultado. (Podemos juntar de dois em dois de modo que facilite o cálculo). Assim, se (x. y). z = w, logo x. (y. z) = w. [(2×3)×4=24 logo 2×(3×4)=24]
  • Distributividade: Um fator colocado em evidência numa soma dará como produto a soma do produto daquele fator com os demais fatores. Assim, x. (y + z) = (x. y) + (x. z).
  • Elemento neutro: O um (1) é chamado elemento neutro da multiplicação, pois qualquer numero natural multiplicado por 1 é igual a ele mesmo.  Assim, x. 1 = x = 1. X.
  • Elemento opositor: O fator -1 (menos um) transforma o produto em seu simétrico, ou seja, qualquer número natural multiplicado por -1(menos um), com exceção ao 0, o resultado será um número negativo. Assim, -1. x = -x e -1. y = -y, para y diferente de x.
  • Fechamento: O produto de dois números reais será sempre um número real.
  • Anulação: O fator 0 (zero) anula o produto. Assim, x. 0 = 0, e y. 0 = 0, com x diferente de y.

Para esse curso, além desses conceitos abordados acima, é importante sabermos também sobre múltiplo – que é um número que pode dividir-se por outro sem deixar resto.

Na aritmética do sucesso iremos usar esses conceitos no caminho ao pódio. Sendo assim, é necessário termos bem claro em nossa mente o que é ter sucesso. Será que ter sucesso é ser rico? Ser ovacionado?Ser reconhecido?Afinal, o que é ter sucesso?

Na Bíblia, encontramos o apóstolo João escrevendo a sua terceira carta, que foi destinada a Gaio. No capítulo 3. 2, vemos João fazer votos de sucesso ao seu amigo Gaio – “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” O sucesso é algo que todos desejamos alcançar. Está claro neste texto que Deus quer que seus filhos prosperem. Entretanto, prosperidade não deve ser o fim em si. Deve ser o resultado de uma qualidade de vida, compromisso, dedicação e ação que esteja de acordo com a palavra de Deus. Neste texto, a palavra ‘ir bem’ (gr. Euodoo) literalmente significa ‘ ajudar no caminho’ ou ‘ter êxito em alcançar’. A prosperidade divina não é um fenômeno momentâneo e passageiro, mas sim um estado de sucesso e bem-estar progressivo e contínuo em todas as áreas da nossa vida: espiritual, social, física, emocional e material. (Bíblia de Estudo Plenitude).

Para estudar aritmética do sucesso, voltemos aos conceitos acima expostos sobre a multiplicação. Já sabemos que o resultado de uma multiplicação se chama produto e que os números multiplicados são chamados de multiplicando e multiplicador. Na aritmética do sucesso é importante apreender os conceitos de multiplicando, multiplicador e produto.

Chamo aqui ARITMÉTICA DO SUCESSO, um tipo de matemática que poderia ser também denominada de MATEMÁTICA DE DEUS. Passeando pela Bíblia, pude perceber que Deus é o maior dos matemáticos. Desde o início de tudo, Ele usou essa ciência fantástica, aliás, não só esta, mas também a Linguística. Essas duas ciências nasceram com a fundação do mundo. No princípio Deus criou do nada a luz, a terra firme, o mar, o sol, lua, a flora, a fauna contrariando assim uma das propriedades da matemática: o fator de anulação o 0. Ninguém, exceto Deus, conseguiu ou conseguirá criar algo do nada. Ao criar a fauna e flora, Deus deu a natureza o poder multiplicação. Os elementos por Ele criados, são os multiplicandos e Ele o multiplicador. Portanto, Deus será sempre Multiplicador em qualquer equação que se faça na vida. É aqui que queremos apresentar o primeiro Múltiplo do sucesso.

PRIMEIRO MÚLTIPLO DO SUCESSO – Reconhecer Deus como o nosso multiplicador.

Em Gênesis 17:2 está escrito: “E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.” Vemos aqui Deus como o multiplicador por excelência. Na aritmética dos homens a propriedade comutativa da multiplicação se aplica normalmente – a ordem dos fatores não alteram o resultado ou produto, porém na aritmética de Deus essa propriedade não se aplica, uma vez que o Multiplicador deve sempre vir em primeiro lugar. Quem coloca Deus em segundo lugar nesta operação está fadado ao fracasso.

SEGUNDO MÚLTIPLO DO SUCESSO – Pôr a mão na massa e trabalhar com afinco.

Para ocorrer uma multiplicação são necessário dois fatores: o multiplicando e o multiplicador. Ao sair da procrastinação, estamos dando espaço para Deus trabalhar por nós e conosco. Verdade seja dita que Deus não precisa da ajuda de ninguém, mas tem uma coisa que Deus abomina, é a preguiça. Ele mesmo disse: “Vai ter com as formigas, ó preguiçoso.” Pv. 6.6

O MINISTÉRIO DA MULTIPLICAÇÃO BUSCA APRESENTAR DEUS COMO AQUELE QUE MULTIPLICA. UM DEUS QUE AMA FAZER SEUS FILHOS PROSPERAREM.

“Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O SENHOR seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo.”  (Salmos 35 : 27)